domingo, 25 de abril de 2010

DÚVIDAS TIRADAS COM O PROFESSOR ÂNGELO BRAGA DE GERENCIAMENTO DE ESCOPO EM PROJETOS


Legenda: GP14 (André)
              AB (Ângelo Braga)

GP14: 1 - O guia para a elaboração do trabalho está descrito da página 3 a 40 da sua apostila?
AB: O trabalho conforme falamos no início da primeira aula, será baseado no conteúdo da apostila e será feito durante a aula e em seguida vocês deverão fazer uma apresentação e me entregá-lo para correção.

GP14:2 - O senhor pode fazer um roteiro do nosso trabalho? No final será feita uma apresentação para a turma? Quanto tempo para a apresentação? Que dia será? Será com quantos slides? O que eles devem conter? Todos apresentarão?

AB: O roteiro para o trabalho é o seguinte:

- vocês deverão dividir-se em 5 grupos. Serão os mesmos da dinâmica realizada no início da aula
- deverão selecionar um tema que será utilizado para a elaboração do projeto. O tema é livre e cada grupo deverá mantê-lo até o final da disciplina, visto que os trabalhos serão feitos de forma contínua e sequencial, ou seja, o trabalho seguinte dependerá diretamente do anterior e essa coerência será avaliada
- para a elaboração dos trabalhos deve-se seguir os templates que distribuirei em sala (inclusive já te enviei os arquivos em formato eletrônico também)
- vocês deverão fazer os seguintes documentos e apresentá-los em sala. Cada grupo terá de 5 a 10 minutos para apresentar. O tempo para elaboração do trabalho eu informarei quando da realização do mesmo
- vocês deverão fazer: termo de abertura, declaração de escopo, EAP e dicionário da EAP
- o conteúdo será dinâmico e vocês devem inserír o que conseguiram absorver durante a aula. O propósito deste trabalho é justamente o entendimento e a fixação dos conceitos aprendidos em sala de aula

3 - Recapitulando, o senhor salientou que devemos executar as seguintes etapas/atividades:
GP14: I ) Atividades:

a) Nome de quem vai apresentar;
b) Colocar em cada documento o nome e sobrenome dos participantes do grupo. Isso é de responsabilidade do lider ou do apresentador (líder e apresentador podem ser pessoas diferentes?)
c) Cada grupo terá 5 minutos para apresentar a evolução do seu projeto estando preparado para responder perguntas dos colegas e do professor. Vale "pedir ajuda aos universitários".

AB: O nome e sobrenome é muito importante para não haver dúvidas. Líder e apresentador podem ser pessoas diferetnes. O tempo é de 5 a 10 minutos.
GP14: II) Etapas:

a) Eleger o projeto;
b) Abertura do projeto (Project Chater)
c) Declaração do escopo;
e) Elaboração da Análise do Projeto (EAP);
f) Dicionário da EAP

GP14: É isso mesmo?

AB: Correto!

GP14: 4) Pode nos mandar o link do slide do Sr. Ricardo Vargas?
GP14: 5) O senhor pode nos disponibilizar o seu slide resumido ( o colorido ) onde tem o link do slide do Ricardo Vargas e que, na minha opinião é mais prático do que o dele (mas entendo que o dele é mais aprofundado e serve para quem vai buscar os detalhes)?

AB: Já te enviei no e-mail anterior.
GP14: 6) O senhor tem um modelo de Project Charter que pode nos disponibilizar?
AB: Já te enviei no e-mail anterior.

7) O senhor possui mais links, blogs, sites e livros interessantes que indicaria para o nosso blog (diferentes é claro do que o senhor já sugere na apostila)?
AB: Segue os links:


GP14: 8) Como sempre temos alunos novos em cada turma o senhor pode colocar na sua lousa o meu e-mail e o nosso blog para os "novatos" receberem os novos materiais?
AB: Já inserido na aula anterior.

GP14: 9) O senhor tem alguma ressalva sobre a prova além do que está estipulado na apostila?

AB: Para a prova deve-se considerar o seguinte:

- 3 pontos são relativos à questões do livro. São questões de múltipla escolha geradas automaticamente pelo sistema da FGV. Logo vocês devem estudar o livro em detalhes.
- 7 pontos são de questões por mim preparadas. São questões dissertativas e vocês devem ter consistência na explanação que fizerem. Essa coerência deve ser baseada no conteúdo da apostila e nos conceitos absorvidos durante a realização do trabalho em sala, além do que falamos em sala de aula durante a exposição.



Att,


André Coelho

Nenhum comentário:

Postar um comentário