domingo, 26 de fevereiro de 2012

Gerenciamento de Steakholders II

Início Gestão dos stakeholders
Gestão dos stakeholders

Como gerenciar o relacionamento e a comunicação entre a empresa e seus públicos de interesse

Quando se fala em gestão dos stakeholders é importante esclarecer quem são eles e qual sua importância para valer o investimento em tempo e recursos no relacionamento com esse público.

O termo foi criado a partir da palavra stockholder (que em inglês significa acionista), para mostrar que uma empresa deve gerir seus negócios levando em consideração seus vários públicos de interesse (stake, em inglês, significa interesse).

Para isso, é necessário que a organização mapeie esses públicos (colaboradores, clientes, consumidores, etc.) e identifique quais devem ser consultados para cada decisão a ser tomada. Ao conhecer as opiniões de seus stakeholders é possível compreender melhor os problemas da companhia, além disso, eles podem contribuir com ideias e sugestões inovadoras.

Como são muitos os públicos com os quais cada empresa se relaciona, é fundamental criar um plano de engajamento conforme as características de cada um deles.

Após o engajamento é importante que a parte interessada envolvida receba um feedback sobre suas sugestões, mostrando que as ideias dadas foram analisadas.

Por mais complexo que esse processo possa parecer, o investimento sem dúvida traz excelentes resultados, já que a organização engajada com seus públicos consegue atingir, de forma ativa e eficiente, os seus objetivos.

Andrea Goldschmidt é professora do curso de Administração da ESPM.

Portal HSM
13/02/2012
Disponível em http://hsm.com.br/artigos/gestao-dos-stakeholders

Nenhum comentário:

Postar um comentário