segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Perde-Perde-Perde

Eike Batista, criador e presidente do Grupo X, até agora tem sido um especialista em negociações ganha-ganha. Ele monta empresas e atrai investidores que viabilizam financeiramente o negócio: ganha ele, que é empreendedor, e ganham os investidores que apostam nas suas empresas. É com este exemplo que começo esta coluna falando sobre os quatro resultados comuns das negociações.

O primeiro, como eu já exemplifiquei, é o ganha-ganha. Neste resultado, ganham as duas partes, é bom para todos. Uma negociação ganha-ganha não pode ser confundida com meio-a-meio. Quem tem mais ações das empresas do Grupo X, ganha mais dividendos, normal. Ganha-ganha ,então, significa que todos vão ganhar, pode ser que uns mais e outros menos.

Outros dois resultados são o perde-ganha e o ganha-perde. A diferença de um para o outro é o lado que vocês esta. Este tipo de desfecho gera sentimento ruim e pode vir revanche ou não ter nunca mais negócios. Exceto quando há uma relação de poder de um sobre o outro, mas sobre poder falaremos em outro artigo.

Por fim, o 4º e último resultado comum é o perde-perde, quando ambos saem da negociação piores do que entraram. Uma vez, ministrando um treinamento de negociação, passei um jogo em duplas que era facílimo gerar resultado ganha-ganha. Mas, ao invés disso, tive vários alunos que conseguiram terminar no perde-perde. Mesmo em uma simulação como era o caso, acontece das pessoas se preocuparem mais em prejudicar os outros do que beneficiarem a si mesmo. É a tese do quanto pior melhor. Ás vezes, o perde-perde é inevitável, mas aí paciência.

Não sei se daria para ter uma negociação melhor entre a polícia e o comando do governo da Bahia. O que sei é que nessa negociação, até agora, perdemos todos nós com o caos que Salvador e a Bahia têm vivido nesta semana. Sem segurança nas ruas e policiais paralisando avenidas com ônibus e invadindo prédios públicos, perde o governo, perde a polícia, perde a população. É uma nova modalidade de resultado: o perde-perde-perde.

fonte: http://genteemercado.com.br/perde-perde-perde/

Nenhum comentário:

Postar um comentário