quarta-feira, 24 de novembro de 2010

“Fundamentos de Gerenciamento de Projetos”

*em homenagem ao David e outros colegas que estão repondo este módulo!


Autores: André Bittencourt do Valle, Carlos Alberto Pereira Soares, José Finocchio Jr. e Lincoln de Souza Firmino da Silva


O primeiro livro da série Gerenciamento de Projetos tem como objetivo proporcionar uma visão ampla sobre o gerenciamento de projetos, freqüentemente definido como a aplicação de conhecimento, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades do projeto, a fim de atender às suas demandas.

Escrito por professores do FGV Management, o livro foi estruturado em oito capítulos, abordando desde o histórico e da conceituação do gerenciamento de projetos como uma nova disciplina, até a apresentação das principais ferramentas utilizadas nos processos de planejamento, monitoramento e controle.

Inicialmente, são analisadas as razões históricas para o seu desenvolvimento e disserta-se sobre as características comuns existentes em todos os projetos, tais como a temporariedade, a singularidade e a progressividade.

Outros temas abordados pelo livro incluem a ligação da estratégia da corporação com os projetos que levam as empresas a alcançarem seus objetivos nos negócios, os principais benefícios do gerenciamento de projetos, a estrutura do gerenciamento de projetos (dissertando sobre as suas três disciplinas principais: o gerenciamento de portifólio, de programas e de projetos), o seu ciclo de vida e as metodologias existentes, dando ênfase especial à estrutura dos processos conforme definido pelo corpo de conhecimento em gerenciamento de projetos do PMI.

Também são apresentados os conceitos fundamentais de planejamento, monitoramento e controle de projetos, decompostos por áreas de conhecimento, bem como as relações das pessoas com os projetos e a melhor forma de gerenciá-las, para que conflitos possam ser evitados e o sucesso possa ser atingido.

São estudadas as estruturas organizacionais e o seu impacto nos projetos corporativos, identificando suas vantagens e desvantagens, além da análise e apresentação das principais ferramentas utilizadas nos processos de planejamento, monitoramento e controle.

O livro “Fundamentos de Gerenciamento de Projetos”, cujo escopo permite a sua adoção nas disciplinas de Gerenciamento de Projetos em cursos de Gestão Empresarial, pode ser considerado o kick-off de um programa de estudos, permitindo ao aluno ter o primeiro contato com o mundo do gerenciamento de projetos, e indicando os posteriores aprofundamentos nas áreas de conhecimento.

Fonte: http://www.mundopm.com.br/noticias/fgv.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário