terça-feira, 2 de novembro de 2010

Gerenciamento de risco (UVB)

Faculdade On-Line UVB
Administração de Projetos
Aula Nº 8: Gerenciamento do risco em projetos


O gerenciamento do risco é atividade essencial e ocupa cada vez mais o tempo da agenda dos administradores de projetos.
Esta atividade de gerenciamento trata, fundamentalmente, de se tomar as melhores decisões em caso da ocorrência de situações indesejadas no projeto.

A maioria das pessoas tem um entendimento intuitivo do que significa risco, e as definições podem variar de pessoa para pessoa. Da mesma forma, os autores que tratam do tema podem ter conceitos que diferem no modo de se conceber um projeto, mas, contudo, conservando a sua principal essência.

Definição de risco em projetos

Podemos começar, definindo Risco como qualquer evento que tem potencial para afetar negativamente o projeto e dificultar a entrega dos produtos e serviços contratados. Diferentemente, uma oportunidade é um risco positivo uma vez que tem potencial para alavancar o projeto e melhorar seu desempenho. Deste conceito, concluímos que existem riscos positivos e riscos negativos. O administrador do projeto deverá permanecer atento a todas estas situações, tirando proveito das oportunidades e evitando ou reduzindo os efeitos dos riscos negativos.

O Risco em projetos tem basicamente três componentes:

• Um evento;
• A probabilidade de ocorrência do evento;
• O impacto do evento.

Gerenciamento do Risco

O processo sistemático de gerenciamento do risco é fundamental para o sucesso do projeto, pois assegura com que todos os riscos identificados sejam documentados, analisados, e que respostas às exposições de risco sejam encontradas, de maneira consistente para alcançar os objetivos do projeto.

Este processo se refere a eventos futuros, cujas exatas conseqüências são desconhecidas, e visam lidar com estas incertezas de maneira pró-ativa. Exatamente por ser pró-ativo em sua natureza, o gerenciamento do risco difere-se fundamentalmente do gerenciamento de crise ou de problema,o qual é reativo e requer uso intensivo de recursos, normalmente restrito a um conjunto limitado de opções disponíveis. Esta situação de escassez de alternativas se deve ao fato de que, tipicamente, as opções de solução de problemas se reduzem, quando temos pouco tempo para resolvê-las, o que é justamente a situação enfrentada pelo administrador do projeto, quando ocorrem fatos indesejados.

Os impactos negativos que estas opções de última hora causam no custo, no cronograma ou no desempenho, são maiores do que se elas fossem identificadas e tratadas com a devida antecedência.

A gestão do risco é conduzida inicialmente como parte da análise de viabilidade do projeto e documentada na proposta ou na análise de custo/benefício, pois nestes documentos estão definidos os objetivos do projeto. Esta análise é também conduzida durante todo o projeto para se
assegurar com que as mudanças nas circunstâncias sejam acompanhadas e controladas.

Se você souber com antecedência quais são seus riscos em potencial, com freqüência conseguirá mitigá-los, ou até evitá-los por completo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário